Em decorrência do grande volume de chuvas que atinge o município neste sábado (8/1), a Defesa Civil de Contagem monitora vários pontos de alagamento, além de vilas e regiões que apresentam risco geológico.
A recomendação do órgão às famílias que moram em áreas de risco, inclusive em casas já interditadas pela Defesa Civil, é que procurem abrigo seguro e, em caso de urgência, entrem em contato com a Defesa Civil (199).
Um deslizamento de terra bloqueou a Via Expressa, no sentido Betim, na altura do viaduto Capelinha, próximo ao Terminal Petrolândia. Equipes da Prefeitura já fizeram parte da remoção da terra e liberaram uma das faixas.
A LMG-808, no trecho de Esmeraldas, também está interditada devido a uma rachadura no asfalto. Por isso, recomenda-se aos motoristas que evitem o acesso à estrada no sentido Contagem/Esmeraldas. A avenida Tereza Cristina, na região do Industrial, segue fechada devido a forte precipitação no local.
No bairro Flamengo, rua dos Espanhóis, uma estrutura de contenção da via cedeu em virtude da saturação do solo. A Defesa Civil fez o isolamento da área e solicitou a Transcon a interdição da via e interrupção da passagem de veículos. Apenas pedestres podem acessá-la. Não houve vítima e nenhuma residência foi atingida.
A Defesa Civil no momento está fazendo a avaliação do risco nas casas próximas ao acidente. A princípio não há necessidade de interdição.
Todos os desvios e interdições das vias estão disponíveis no aplicativo Waze. A Transcon orienta que a população fique atenta também no aplicativo.